Viver bem é uma questão de escolha

A vida é feita de escolhas, então normalmente somos o resultado de nossas escolhas. Na nossa saúde não é diferente, muitas doenças são evitáveis. Portanto, a diabetes até certo ponto pode ser evitada.

A diabetes mellitus 1 não é evitável e é súbita principalmente nos jovens, há um contingente genético grande sobre ela. No entanto, a diabetes mellitus II é evitável em 90% dos casos. Esta é a conclusão de um estudo liderado por Frank Hu, da Escola de Saúde Pública Harvard (EUA).

Sabemos que a DMII, em grande parte, é gerada por hábitos que colocam a saúde em risco. Como se alimentar de forma inadequada, abuso de bebidas alcoólicas, fumar, não praticar exercícios, não dormir o suficiente, vida sedentária e de alto nível de estresse.

Assim, o corpo dá sinais para alertar a iminência da DMII, mas nem todos sabem aproveitar e corrigir o rumo de sua saúde. Entretanto, é neste momento que temos que começar a escolher bem.

Por isso, seja HONESTO com você mesmo, encare o fato de que suas escolhas influenciam seu futuro. A saúde é uma conta-corrente e o crédito não é ilimitado, portanto, devemos investir bem e ser consequentes ao gastar. Pois todos nós temos limites, diabéticos ou não diabéticos. Então esta característica resume nossa humanidade. Viver ilimitadamente colocará sua saúde em risco e isso é uma ESCOLHA.

Como investir na saúde

  1. Emagreça: A obesidade e o sobrepeso são apontados como um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2. Estima-se que entre 80 e 90% dos indivíduos acometidos por essa doença são obesos ou têm sobrepeso.
  2. Alimente-se corretamente: Planeje sua alimentação com o auxílio de um nutricionista, faça trocas interessantes por alimentos funcionais. Portanto, use os alimentos para ter mais saúde e não para perder sua saúde.
  3. Faça exercícios físicos regularmente: A atividade física pode ajudá-lo consideravelmente com sua saúde física e mental. Toda atividade física deve ser planejada e orientada por profissionais da área.
  4. Durma bem: Evite os desvelos e a vida estressante. Nós escolhemos que estilo de vida desejamos ter, e inevitavelmente pagaremos pelas escolhas.
  5. Faça uma avaliação médica 1 vez ao ano pelo menos. Ao descobrir qualquer desvio de sua saúde no início, certamente será mais fácil corrigir ou estacionar o problema.
  6. Faça amigos e dê mais risadas.
  7. Medite, aprenda a ser feliz com menos, isso diminui a pressão e o estresse do dia a dia. Não negligencie os sinais do seu corpo, pois ele fala com sua mente.

Dicas para viver bem

Neste blog sempre enfatizamos que bons hábitos previnem a diabetes e suas consequências. Então não devemos esperar que o dano aconteça para fazermos a “correção da rota”. Temos uma série de matérias que podem ajudar você a saber o que fazer para viver bem:

  1. 9 sinais de que você pode estar com diabetes
  2. Hábitos familiares que colaboram para o desenvolvimento da diabetes
  3. Não fume sua vida! Liberte-se enquanto há tempo!
  4. Comendo mais saudável – Escolhendo os alimentos com funcionalidade
  5. Consequências da pele ressecada e a diabetes
  6. Pé Diabético – Não fique parado, não durma no ponto… Cuide-se!
  7. Por que ir ao médico não é o suficiente para lhe ajudar com a diabetes?
  8. Bem-estar e diabetes – É possível ter os dois?
  9. A importância da prática de exercícios físicos para diabéticos
  10. Vivendo com a diabetes: 5 mudanças que vão lhe ajudar

Seja responsável com sua saúde! Não deixe sua conta no vermelho, pois não existe um banco que possa lhe emprestar saúde! Essa moeda é individual e rara, pois tem seu DNA, que é único. Tome uma decisão e ESCOLHA MUDAR HOJE, PARA VIVER BEM SEMPRE!

Publicado por

Gabriela Gadea

Farmacêutica criadora do Diacler, cuja fórmula foi inspirada nas necessidades de seu pai diabético, tem como propósito promover o bem-estar e a alegria de viver dos diabéticos através de cuidados básicos que transformam a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *