vivendo com a diabetes

Vivendo com a diabetes: 5 mudanças que vão lhe ajudar

Sabemos que receber o diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes gera muita ansiedade. Leva um tempo para absorver essa informação. Imaginamos que estamos frente a um “inimigo” poderoso, invisível, que age constante e silenciosamente. Com o diagnóstico vem muitas dúvidas e incertezas, onde a única certeza é que a vida vai ficar mais amarga (por conta da falta de açúcar). NÃO!!!! ISSO NÃO É VERDADE!

Nossa proposta hoje é levar um conteúdo que tire você da zona pessimista e te ajude a mudar esse cenário. Vamos apresentar 5 mudanças para lhe ajudar a começar essa caminhada.

– MUDE A LENTE

A partir de hoje, encare a Diabetes não mais como sua inimiga. Você já identificou o problema, agora ela será a sua aliada para uma vida longa e saudável. Certamente haverá restrições, a maneira que você encara esta nova fase é determinante para o sucesso do seu controle. As mudanças devem ser permanentes, por isso é importante que elas sejam feitas com consciência. Mantenha-se positivo, novos hábitos traz um pouco de desconforto, mas somos seres adaptáveis, depois de algum tempo, o organismo se acostuma e será mais fácil.

– FOCO NA ALIMENTAÇÃO

Nas pesquisas que fizemos, essa é a mudança que mais gera insegurança. A primeira necessidade do ser humano é a garantia da alimentação, sem ela não sobrevivemos. Desde o início de tudo, aprendemos que alimentar-se traz conforto e prazer. Os bebês se sentem protegidos quando alimentados no peito, onde se mistura além do conforto da alimentação, o aconchego, de alguma maneira transferimos para a alimentação todo esse bem-estar.

É possível continuar com esse relacionamento com a comida, porém pode ser traiçoeiro se não fizermos boas escolhas, e o que agora pode ser uma fonte de prazer, amanhã cobrará essa fatura, portanto… INVISTA NA ESCOLHA e fique de olho na balança.

  • Elimine o açúcar refinado e farinhas da sua dieta.
  • Acrescente fibras, através das verduras e cereais integrais.
  • Beba muita água
  • Modere nas frutas e no sal

Apresentamos algumas matérias sobre essas escolhas. Visite nosso blog!

– DÊ UM CLIQUE NO ESPORTE

A diabetes não se trata apenas do que comemos, mas sim de como gastamos a “energia” que colocamos para dentro. Através da prática de um esporte, produzimos a tão sonhada serotonina (hormônio do prazer), assim podemos tirar um pouco o foco da comida que conforta e sentir prazer gastando energia. Ao ver as mudanças em teu corpo, isso aumentará sua autoestima e te colocará em um novo patamar antes não conhecido e as vezes até temido. O exercício pode ser uma fonte de ressocialização, deixando de lado hábitos antigos que te prejudicavam, dando a falsa sensação de bem-estar. O exercício físico ajuda a manter a integridade do sistema cardiovascular entre outros benefícios. Para a prática do exercício físico:

  • Certifique-se de usar o calçado adequado, evitando lesões futuras.
  • Faça a checagem da sua glicemia antes e leve sempre com você uma carga rápida (bala ou glicose).
  • Busque a ajuda de um orientador que conheça a sua condição de diabético e lhe ajude a preparar a melhor rotina.

 

VALORIZE SEU BEM ESTAR:

Transforme uma simples rotina de higiene em um ato de amor com seu corpo. É muito importante para o diabético reconhecer que a integridade de sua pele e sua mucosa pode evitar algumas das complicações da diabetes já discutidas neste blog.

 

– CONTEMPLE A VIDA VIVENDO COM A DIABETES E CONTROLE O STRESS

O estresse dificulta o controle da glicemia, pois o nosso organismo quando é submetido a essa pressão, ele libera hormônios que servem para mobilizar grande quantidade de açúcar e gordura que estão estocadas, imaginando que o organismo irá consumi-lo mais rapidamente, direcionando-o paras as células. No entanto o diabético tem dificuldade para redirecionar esse açúcar e sua glicemia fica aumentada e difícil de controlar.

Algumas fontes de estresse nunca vão embora, não importa o que você faça, por exemplo, o próprio fato de ser diabético, portanto é importante aprender a lidar com as situações estressantes, diminuindo a sua interferência na sua saúde.

Uma noite bem dormida, um passeio no parque, um dia de sol, pensamentos positivos, serão seus melhores aliados. Não se engane, evite o consumo e bebidas alcoólicas e o cigarro, eles trazem um conforto momentâneo, porém o prejuízo é duradouro.

RECEBA OS APLAUSOS

vivendo com a diabetes Seja o diretor do filme da sua vida! Você escolhe os personagens e o figurino que quer usar. Encare com bom humor e positivismo essa nova etapa. Ignorar a Diabetes nunca será uma boa estratégia. Leve-a em conta a cada escolha que fizer. Não faça da Diabetes o seu filme de terror. A decisão de se cuidar requer compromisso e constância e em troca você terá uma vida mais saudável e feliz.

 

Publicado por

Gabriela Gadea

Farmacêutica criadora do Diacler, cuja fórmula foi inspirada nas necessidades de seu pai diabético, tem como propósito promover o bem-estar e a alegria de viver dos diabéticos através de cuidados básicos que transformam a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *