Bem-estar e diabetes – É possível ter os dois?

Vamos começar este artigo, hoje, com o conceito de “bem-estar”. Esta é uma sensação muito particular e individual, porém podemos dizer, no seu sentido mais amplo, que significa a saúde física e mental usando como meio as boas práticas de alimentação, atividade física e bons relacionamentos interpessoais.

Passos para alcançar o bem-estar

De uma forma geral, todos buscam o bem-estar. Mas, para que o diabético o alcance, em primeiro lugar ele precisa de informação.

Este é o motivo central deste blog: levar a informação a respeito da evolução da diabetes, como ela reage no seu corpo e como mantê-la controlada, visto que é uma condição permanente de indivíduo diabético. E consequentemente de sua família.

Busque informação

A informação o resgata do susto e lhe obriga a sair da inércia. Fazer de conta que não está vendo a doença, não faz com que ela se afaste de você! Muito pelo contrário, ela chegará inclemente com suas complicações.

Por isso, o passo número um para alcançar o bem-estar é a informação. Leia muito, mas leia em fontes confiáveis. Infelizmente há muito conteúdo que vem ao encontro da nossa vontade, porém se afasta da verdade…

Controle a glicemia

Passo número dois para a harmonia entre bem-estar e diabetes: controlar a glicemia através de hábitos saudáveis. Falamos constantemente do cuidado com a alimentação, pois essa é a fonte principal de açúcar no nosso organismo. Se regularmos a entrada, será muito mais fácil mantê-la sob controle.

Pratique exercício físico

Outro modo regulador é o exercício físico. Além de liberar as tão desejadas endorfinas (hormônios do prazer), o exercício físico colabora com o consumo da glicose presente no sangue. Já nos deixando afastados das complicações.

As complicações da diabetes, também já discutidas neste blog, afetam a visão, rins, boca e pés, nos afastam do ideal de bem-estar, por isso é muito importante ter conhecimento e, assim, poder detectar logo no início uma possível alteração. Neste caso, o médico de ser comunicado imediatamente.

Hábitos que conciliam bem-estar e diabetes

Visando o bem-estar, a equipe do Diacler idealizou uma linha de produtos para acompanhar você nesta caminhada. Entendemos que o bem-estar está também em pequenos hábitos de higiene, tais como:

  • tomar banho com um sabonete feito especificamente para você, com uma delicada fragrância de lavanda;
  • utilizar uma loção hidratante pensada para promover a integridade da pele, que fortalece sua função de barreira;
  • usar um creme desodorante para os pés que cuidadosamente remove as células mortas e permite que a pele seja flexível, sem rachaduras e protegida contra fungos e bactérias;
  • cuidar da boca e poder falar bem de perto, com o uso de um aromatizanate bucal, que protege a gengiva e neutraliza o hálito cetônico.

Um dia para marcar

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países.

A Organização Mundial de Saúde e a International Diabetes Federation instituíram como dia Mundial do Diabetes o 14 de novembro, buscando travar o crescimento imparável da pandemia de diabetes e chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática desta doença.

Este ano, o lema é: A Família e Diabetes. O objetivo da campanha deste ano é:

  • aumentar a consciência do impacto que a diabetes tem na família e a rede de apoio aos afetados;
  • promover o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação sobre diabetes;
  • alertar que diabetes diz respeito a toda a família.

Falamos em nosso blog sobre a importância do comportamento dos pais ao influenciarem e ensinarem seus filhos a fazer boas escolhas e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios e a boa alimentação, com escolhas funcionais.

SE AGIRMOS HOJE, MUDAREMOS O AMANHÃ

World Diabetes Day

Publicado por

Gabriela Gadea

Farmacêutica criadora do Diacler, cuja fórmula foi inspirada nas necessidades de seu pai diabético, tem como propósito promover o bem-estar e a alegria de viver dos diabéticos através de cuidados básicos que transformam a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *